terça-feira, 22 de junho de 2010

Poço Fundo aparece entre as cidades com melhores índices de gestão de MG

Três cidades da região aparecem entre as 30 com melhores índices de gestão de Minas Gerais. Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios (CMN) e se referem ao ano de 2008.
A CNM criou o Índice de Responsabilidade Fiscal e Social e de Gestão (IRFS), que mede o desempenho das administrações dos municípios. Alterosa (12ª), Paraguaçu (13ª) e Poço Fundo (27ª) aparecem entre as 30 melhores colocadas no Estado no ano de 2008.
A gestão municipal em 2008 foi o último ano avaliado pela CNM, que divulgou o resultado do estudo este ano.
O IRFS é composto por três índices (fiscal, social e de gestão). O índice fiscal, por exemplo, reflete a evolução dos indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como nível de endividamento e gasto com pessoal, enquanto os demais buscam mostrar o cumprimento de outras responsabilidades de uma prefeitura.
A lista considera dados enviados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional e a outros órgãos oficiais, com informações sobre despesas, receitas, ativos e passivos. O IRFS leva em conta gastos com pessoal, endividamento, superávit primário, taxa de investimento, despesa de custeio, Saúde e Educação. O ranking foi iniciado em 2002.
A matéria completa você confere na próxima edição do Jornal de Poço Fundo.


Colaboração: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano começam nesta segunda-feira (21) e vão até 9 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 35. As provas ocorrem em 6 e 7 de novembro.
Alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas não pagam a taxa de inscrição. Ficam isentos também inscritos que assinarem declaração de carência.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.enem.inep.gov.br. O estudante tem de informar o próprio número de CPF. Não será aceito o documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade, de acordo com o MEC.
Estudantes que não têm o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No caso dos menores de 16 anos, é preciso que esse pedido seja feito pelos pais ou pelo responsável legal.
A nota do Enem pode ser usada pelos estudantes para ingressar em universidades públicas e particulares. No ano passado, cerca de 4 milhões de estudantes participaram do exame. A expectativa para este ano é de 4,5 milhões de inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).
As universidades podem usar o exame como fase única, com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), como primeira fase do vestibular, combinado com o vestibular da instituição ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
O exame tem 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.
No primeiro dia do exame (6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7 de novembro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30. No segundo dia, os estudantes terão uma hora a mais e a prova terminará às 18h30.
A elaboração da prova será feita por consórcio entre o Cespe e o Cesgranrio, segundo o Ministério da Educação (MEC), como foi feito no ano passado, em caráter de urgência, após o vazamento da primeira prova, elaborada pelo consórcio Connasel. Segundo o Inep, as Forças Armadas, as forças policiais federais e estaduais atuarão na segurança do exame. Os Correios ficarão responsáveis pela distribuição.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sextaneja anima noite poço-fundense

A noite da última sexta-feira (4) foi bem agitada para os poço-fundenses. Tudo isso porque mais uma edição da Sextaneja animou o Clube dos Veteranos. O evento já na caiu no gosto da galera e vem se tornando tradição na cidade. A dupla Lucas e Thobias foi a responsável pela execução dos clássicos e novos sucessos da música sertaneja. Além disso, a galera ainda pôde saborear a famosa pinga Colinas do Sul acompanhada de torresmo. As imagens da festa você pode conferir nos sites www.topsfest.com.br e www.visionfals.com.

Lei antibullying aprovada na Câmara


A Câmara de Vereadores aprovou, na Reunião Ordinária do último dia 24 (segunda-feira), o projeto de lei "Antibullying nas escolas". A proposta, elaborada pelo vereador Nilson Silva, defende a identificação dos casos de agressão física e psicológica ocorridas de forma repetitiva nas instituições de ensino do município e a promoção de trabalhos de conscientização e prevenção contra este tipo de violência.
O edil autor justificou a iniciativa afirmando que já viu várias crianças sofrendo por conta deste problema, e também algumas que sequer queriam voltar à escola por medo ou vergonha das provocações ou ataques.
Pela lei, as entidades públicas da Educação Básica de Poço Fundo deverão incluir medidas de conscientização, prevenção e combate ao "bullying" escolar em seu plano pedagógico.
Como exemplos de "bullying", o texto cita a exclusão social, subtração de coisa alheia para humilhar, perseguição, discriminação, amedrontamento, destruição de pertences e instigação a atos violentos através de meios tecnológicos (como a internet).
Aprovado, o projeto segue para sanção do prefeito Beto Gouvêa. Caso isto ocorra, o próprio Poder Executivo define as formas mais indicadas para a efetuação desta tarefa.